Culto Leica nasce em Portugal




  Em visitas ao Japão, Carlos Mira, 50 anos, administrador da Leica, a trabalhar na sucursal portuguesa da marca, opta por não usar o pin da empresa na lapela. Sabe que serão inevitáveis os olhares rasgados de cobiça, sempre atentos às melhores tecnologias. Considerada o Rolls Royce das máquinas fotográficas, tem a particularidade de ser feita, quase na totalidade, em Portugal. Quase... não fosse apenas um pequeno sensor colocado na Alemanha. "O Made in Germany vende", reconhece. Ressalvam-se os binóculos, esses sim, 100% portugueses.

   Quando os irmãos Leitz tomaram a decisão, no início dos anos 70 do séc. XX, de deslocalizar parte da produção, Vila Nova de Famalicão apresentou-se como a localização ideal. "Foram influenciados pelo ditado 'em Braga reza-se, no Porto trabalha-se e em Lisboa vive-se'. Em Famalicão, havia também experiência de máquinas de precisão [entre as quais relógios], da Boa Reguladora, e trabalhos manuais, nos têxteis." Começaram com cinco trabalhadores e a perspetiva de ficarem por meia dúzia de anos. Hoje, são 650, metade dos quais com mais de 20 anos de casa, e o seu know-how já ultrapassou o da casa-mãe. Este ano, deixam as instalações inauguradas em 1973 e mudam-se para a nova fábrica, a 3 quilómetros.    

   No passado, a casa-mãe fez algumas tentativas de deslocalização para países com mão-de-obra mais barata, mas logo se arrependeu. "Isto nunca vai ser uma produção de massa. Não temos robôs, é preciso mãos delicadas para juntar 1 200 peças numa máquina." Além dos constantes desenvolvimentos das digitais, continuam a fazer as máquinas analógicas e a responder a um mercado crescente de nostálgicos. "Há um culto à parte. Conheci um senhor que dizia ter um altar da Leica em casa e ficou dois anos sem falar com um cunhado que lhe riscou uma máquina."

   Tiveram, em 2011, o melhor ano de sempre. Quando Carlos Mira ouviu pela rádio que o Governo iria cortar parte do subsídio de Natal, decidiu atribuir um prémio, em novembro, aos funcionários. "Temos um grande respeito pelos trabalhadores, sem eles isto não era possível."

   A filosofia de rigor, disciplina e qualidade da Leica passa de geração para geração. É Hugo Freitas, 36 anos, há dois na empresa, quem diz: "O português usa muito as palavras talvez, vamos ver. Na cultura Leica ou é ou não é."


FONTE: http://visao.sapo.pt

Comentários